Residência Terapêutica e Serviços Psiquiátricos:

Qualidade de vida, ressocialização e autonomia.

Sobre a Sig

Acreditamos na construção de um novo olhar sob a doença mental, oferecendo ao paciente tratamento humanizado e inclusivo. Saiba mais

Residência Terapêutica

Casas com infraestrutura específica e ambiente familiar para tratamento e ressocialização do paciente. Saiba mais

Remoção Psiquiátrica

Remoção do paciente e encaminhamento ao hospital realizado por equipes especializadas. Saiba mais

Emergências

Avaliação criteriosa e atendimento em situações de crise, realizada por profissionais especializados. Saiba mais

Nossos Horários

  • Seg - Sex 08h00 - 22h00
  • Sábado 08h00 - 22h00
  • Domingo Emergência
  • Ambulância 24 horas
  • Visitantes 11h00 - 18h00

Galeria de Fotos

Conheça um pouco mais do nosso dia-a-dia.

Instalações

Equipe

Atividade Física

Cognitivas, Expressivas e Psicomotoras

Eventos e Datas Comemorativas

Musicoterapia

Passeios e Atividades Culturais

Sessão de Filme

Nossa Equipe

Anna Simões

Formada em medicina pela UFRJ, fez Residência em Psiquiatria (UFRJ), fez Mestrado em Psiquiatria Clínica, Especialização em saúde mental (Johns Hopkins University), Doutorado em Saúde Pública/Epidemiologia (ENSP/FIOCRUZ), é Alumni of University of Pennsylvania e é sócia da ABP.

Flavia Schueler Franco

Graduada em medicina pela UFRJ, fez Residência Médica em Psiquiatria pela UFF e é sócia da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Ariel Mazur Lipman

Graduado em medicina pela F.T.E Souza Marques, fez Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB-UFRJ) e é sócio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Bianca Machado

Psicóloga, Especialista em Psicanálise e Saúde Mental, e em Gestão em Saúde Pública pela UFF com mais de 15 anos de experiência clínica, de gestão e de supervisão na prática do atendimento individual e cuidados em saúde mental.

Pacientes Felizes

Cristina (residente)

“Aqui tudo funciona. Aqui tem aconchego, aqui tem abraço e profissionalismo.”

Sérgio(residente)

“Aqui na SIG eu me sinto muito bem, muito à vontade. Em casos que requerem atenção especial, eles têm gente que cuida de tudo.”

Novidades

Instalações

Equipe

Atividade Física

Cognitivas, Expressivas e Psicomotoras

Eventos e Datas Comemorativas

Musicoterapia

Passeios e Atividades Culturais

Sessão de Filme

COMO PODEMOS AJUDAR? ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO

Entre em contato por whatsapp ou telefone (11) 91348-3452 | (21) 99765-8863, de segunda-feira a sábado, entre 9hs e 18hs. Se preferir, nos encaminhe a qualquer momento a sua mensagem pelo formulário ao lado. Responderemos o mais rápido possível






Categorias
Novidades

‘A VIDA COMO ELA É’: COMO É MORAR EM CASA PARA PACIENTES DE SAÚDE MENTAL?

Em uma rua do bairro do Pacaembu, zona oeste da capital paulista, há uma casa com 12 moradores de idades variadas, de adolescentes a idosos. Eles não são da mesma família nem se conheciam antes, mas compartilham uma rotina do café da manhã ao jantar, além dos conflitos de qualquer convivência.

Categorias
Novidades

A SIG-SP e a delicada construção dos projetos de vida na SIG-SP: Apresentação do Monólogo “Ninguém”, de João Leite Ribeiro.

A SIG-SP e a delicada construção dos projetos de vida na SIG-SP: Apresentação do Monólogo “Ninguém”, de João Leite Ribeiro.

Vai acontecer agora, no dia 13 de maio, às 19h, no Teatro Centro da Terra, na Rua Piracuama, n° 19, a apresentação da peça criada e encenada por João Leite Ribeiro, com direção de Lucas George e com o patrocínio exclusivo da SIG.

João é morador da SIG-SP e tem uma linda história no ativismo dos direitos de pessoas com transtornos mentais e sua superação. A experiência compartilhada do método de trabalho da SIG e de todo percurso do João podem ser assistidos nessa encenação, onde um paralelo da história pessoal do autor/ator é alinhada à experiência de T.E. Lawrence, conhecido como Lawrence da Arábia, autor do clássico “Os Sete Pilares da Sabedoria”. João também é autor do livro “Memórias de um Estoico” e professor de Filosofia na Associação Brasileira de Esquizofrenia (ABRE). 

Após o espetáculo, haverá um bate papo com o autor/ator. Venha assistir e conversar com a gente.

Data: 13/05/2023
Endereço: Rua Piracuama, n° 19 – Perdizes.
Horário: 19h-21h
Compre o seu ingresso antecipado com desconto pelo https://www.sympla.com.br/evento/monologo-ninguem/1972866

Categorias
Novidades

Teatro, palestras e muita filosofia, a fórmula de João Ribeiro para conviver com a esquizofrenia

Diagnosticado com o transtorno aos 19 anos e hoje com 52, paciente, depois de muita leitura, ‘leva uma palavra amiga’ sobre a condição que enfrenta há mais de três décadas

Categorias
Novidades

O que é residência terapêutica e quando optar por essa alternativa

A importância da saúde mental ganhou destaque durante a pandemia da covid-19, período de alta no índice de transtornos mentais no Brasil e no mundo, conforme pesquisas.

Categorias
Novidades

Depressão na gravidez: quais os sintomas, riscos para mãe e bebê e como tratar a doença

A depressão é uma doença que atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo. Embora fale-se consideravelmente sobre o problema durante o pós-parto da mulher, é preciso ficar atento aos sintomas da depressão enquanto gestação acontece

Categorias
Novidades

Transtornos psiquiátricos catalisados pelo luto de vítimas de COVID-19

Médico psiquiatra comenta a situação exclusiva de pessoas que perderam parentes queridos durante a pandemia; A ansiedade e o transtorno de humor são os mais prevalentes nesses casos

Categorias
Novidades

Grupo carioca de residência terapêutica expande atuação para SP

Desde a implementação no Brasil da reforma psiquiátrica e a compreensão da necessidade de um tratamento mais inclusivo e humanizado, muita coisa mudou para melhor. Mas, como grandes mudanças geram grandes desafios, pacientes e familiares precisaram se adaptar à nova realidade tanto nos cuidados intensivos quanto em questões relacionadas ao dia a dia. A alternativa encontrada para abrigar pacientes com doenças mentais crônicas, que antes viviam internados em hospitais psiquiátricos, foi a criação de Residências Terapêuticas, locais com estrutura acolhedora e que por meio de tratamentos e técnicas inovadoras ajudam na ressocialização destas pessoas.

Categorias
Novidades

“O principal sintoma que leva o paciente a cometer suicídio é a desesperança”

Psiquiatra Ariel Mazur Lipman fala sobre o transtorno de bipolaridade